CMA-J

Colectivo Mumia Abu-Jamal

Mais Morte no Mediterrâneo Provocada pela NATO

O Mar Mediterrâneo continua a ser o cemitério de muitos milhares de mortes de imigrantes africanos que buscam novos horizontes para as suas vidas. A recente guerra na Líbia aumentou o caudal de mortes entre os imigrantes, com a particularidade de ser a NATO, organização militar imperialista, a ter responsabilidades acrescidas nestas mortes.
O comunicado da "Solidariedade Imigrante" denuncia mais um crime desta organização assassina.


MAIS UM CRIME COMETIDO PELA NATO
EPOPEIA DA DESESPERANÇA ACABA EM TRAGÉDIA
GOVERNO PORTUGUÊS DEVE PRONUNCIAR-SE NA ASSUNÇÃO DAS SUAS RESPONSABILIDADES

A solidariedade Imigrante – Associação para a defesa dos direitos dos imigrantes, não podia deixar de se pronunciar e mostrar-se indignada por mais este crime hediondo cometido pela NATO, ao não socorrer sete dezenas de migrantes, homens e mulheres fugidos de situações de guerra que nada mais fazem do que procurar a sua sobrevivência, levando à morte 60 pessoas.

Provenientes de Tripoli capital da Líbia, país severamente castigado pelos bombardeamentos da Nato e das grandes potências ocidentais, são também condenados à morte por tentarem salvar a sua vida.

Perante tamanha gravidade onde a vida de pessoas inocentes é posta em causa com as atitudes e politicas que levam milhares e milhares de pessoas à morte, é tempo de se exigirem responsabilidades para que a impunidade não se transforme um modo de vida dos poderosos sobre os mais necessitados.

Numa perspectiva que é tributária da Convenção de Varsóvia sobre a protecção a dar a estes homens e mulheres e que Portugal é subscritor, é preconizada a protecção do estrangeiro enquanto vitima de uma crime grave de violação dos direitos humanos que é o caso destes migrantes que procuram a vida.

As causas desta autêntica epopeia são conhecidas: a desesperança de vida em África cresce e agrava-se com as guerras e regimes ditatoriais que desrespeitam os direitos humanos. Quem já nada tem a perder arrisca, mesmo se a probabilidade de ficar sepultado no fundo do oceano rondou os mais de 20% em 2008.

Tremenda hipocrisia, depois da lufada de ar fresco que veio do norte de África no desabrochar da esperança, da liberdade e democracia, a Europa e a Nato prontificam-se para se colocarem ao lado dos que mais precisam, tremenda desilusão estarão a viver milhares de pessoas que procuram lutar pelo direito mais elementar do ser humano, o direito à própria vida.

Face à gravidade da situação, exigimos que o Governo Português e o Sr. Primeiro Ministro se pronunciem sobre o acontecido, uma vez que Portugal é membro efectivo da NATO.

Sem comentários:

Etiquetas

Arquivo