CMA-J

Colectivo Mumia Abu-Jamal

Troy Davis alvo da barbárie da pena de morte




Troy Davis de 42 anos foi executado ontem numa prisão no estado da Geórgia nos E.U.A. . Troy Davis passou 22 anos preso, sempre se afirmou inocente e a acusação jamais apresentou a arma do crime ou provas físicas em como tinha morto o polícia Mac Phail. Seis das nove testemunhas foram ameaçadas pela polícia para que confirmassem a identificaçao de Davis e sete alteraram as declarações . Estes alguns pormenores que ivendiciaram que este julgamento esteve inquinado desde o seu início com práticas de cariz racista.


Esta grande injustiça suscitou um grande movimeto de solidariedade, com mais de um milhão de pessoas a subscreverem os três abaixo-assinados. Entre os subscritores encontrava-se o prémio Nobel da Paz Desmond Tutu; o ex-Presidente dos Estados Unidos Jimmy Carter; dezenas de lideres religiosos americanos; 51 membros do Congresso; a actriz Mia Farrow; o ex-Director do FBI William Sessions entre muitas outras individualidades.


"Davis morreu e, com ele, morreu a busca por justiça e por verdade" palavras de um dos seus advogados, Jason Ewart. Laura Moye da Amenistia Internacional referia-se assim acerca desta execução "o melhor argumento para abolir a pena de morte" .

Sem comentários:

Etiquetas

Arquivo