CMA-J

Colectivo Mumia Abu-Jamal

As prisões em Portugal vistas pelos presos

Divulgamos aqui nota da ACED a propósito de carta de um preso , um ângulo aterrador que nos deve fazer reflectir sobre a sociedade em que vivemos, lê .


"Assunto: mensagem de Natal recebida na ACED Natal é aprender a ouvir. Aprender a recusar fazer o mal. Aprender a canalizar a vontade de matar para actividades positivas. E tanto que há para aprender..."
""Boa tarde,Não sei se podeis dar-me alguma informação sobre este meu problema. Eu sou o que se chama aí em Portugal a escória da sociedade tenho 36 anos de idade e estou em Espanha à 12 anos e tenho sida e sou ex toxicodependente. No ano 1995 fui preso e acusado de tráfico de droga e condenado quando apenas tinha 19 anos de idade. Posso dizer que não era um indivíduo perigoso. Era um chavalo que tinha um grave problema com a droga, mas a nossa justiça portuguesa entendeu que sim. Bem, estive na pior cadeia que vi no E.P. Linhó. Desculpe a expressão mas uma autêntica merda. Isso era do pior que existe. Não lhe vou a contar nada que não saiba, vi muita corrupção aí dentro, muita mesmo. Logo falam de reinserção uma merda. Isso é um matadoiro de pessoas. Apanhei sida ai dentro. Desgracei a minha vida quando só tinha 19 anos de idade.No ano 1999 fui de precária e não voltei. Fugi para Espanha, deixei a droga e arranjei uma mulher tenho uma filha de 10 anos de idade. No dia que nasceu a minha filha fiquei a saber que tínhamos sida e que tinha contagiado também a mulher que estava comigo. Tenho vontade de matar a estes cabrões. Já não tenho nada a perder. Estou bastante doente e em cima fui declarado contumaz. Já para acabar com o resto não posso nem ser atendido dignamente num hospital porque não tenho documentos. Desculpe. Posso perguntar uma coisa: assim reinsere a justiça portuguesa os jovens com problemas de drogadição? Estive 4 anos preso nessa cadeia. Rebentaram comigo. Levei muita porrada pelas dívidas da droga que tinha. Ninguém faz nada, todos fecham os olhos porque ai sim há gente muito delinquente. Gente que cobra dinheiro sujo. Esses são os verdadeiros filhos da puta, não um chavalo com 19 anos de idade agarrado à droga. O senhor director, o chefe dos guardas, os educadores são na maioria uns corruptos. Eles sim tinham que estar presos e ser contagiados de sida como eu. Se eu pudesse os mataria a todos. Estou revoltado com o mundo. Acabaram com a minha vida. Um dia pagarão. O sistema está podre por culpa destes delinquentes. Sou a escória da sociedade. Todos os dias sou desprezado pela sociedade. Tenho medo que as pessoas saibam que estou doente, medo a discriminação, medo que saibam na escola da minha filha e que também ela seja alvo do mesmo.Muito obrigado.(…)""

Sem comentários:

Etiquetas

Arquivo