CMA-J

Colectivo Mumia Abu-Jamal

Lembrar Gaza


Ontem cerca de meia centena de activistas concentraram-se no Largo de S.Domingos em Lisboa manifestando a sua solidariedade para com Gaza, alvo de um bárbaro ataque pelas forças armadas de Israel, provocando morte e destruição entre o milhão e meio de palestianos que aí vivem.


"A 27 de Dezembrode 2008, o Governo de Israel iniciou uma brutal intervenção militar contra a população palestiniana na Faixa de Gaza, planeada e preparada durante meses. Durante três semanas até 18 de Janeiro de 2009, os bombardeamentos e a acção das tropas israelitas provocariam mais de 1300 mortos – entre os quais, centenas de crianças – e 5000 feridos palestinianos,assim como a destruição de inúmeras infra-estruturas na Faixa de Gaza.

As tropas israelitas bombardearam e destruíram escolas, hospitais, dezenas de milhar de habitações, instalações da ONU, infra-estruturas básicas, privando deliberada e
sistematicamente a população de Gaza – cerca de 1,5 milhões de pessoas –, de energia, de água, de alimentação e de cuidados médicos.

A população palestiniana da Faixa de Gaza vivia, desde Junho de 2007, sob um criminoso bloqueio que, dificultando a entrada de alimentos, água e medicamentos, combustíveis e outros bens de primeira necessidade, assim como o acesso de muitos palestinianos aos seus locais de trabalho, violava os seus mais elementares direitos e a condenava a inaceitáveis condições de vida.

No seu bárbaro ataque, as tropas israelitas utilizaram contra a população palestiniana armas com grande poder de destruição e fósforo branco, o que é proibido por convenções internacionais.

A agressão à população palestiniana na Faixa de Gaza perpetrada por Israel representou uma intencional e sistemática violação dos mais elementares direitos humanos, um autêntico crime contra o povo palestiniano."

Decorridos três anos evocar Gaza è quebrar o silêncio sobre os crimes que Israel comete diáriamente sobre o povo da Palestina, violando todas as leis internacionais com o silêncio dos países ocidentais com os Estado Unidos da América à cabeça.

PALESTINA LIVRE !

Sem comentários:

Etiquetas

Arquivo