CMA-J

Colectivo Mumia Abu-Jamal

Libertação para Bradley Manning


Hoje Exército dos EUA Privada Bradley Manning está a ser formalmente acusado de inúmeros crimes em Fort Meade, Maryland.

Manning, foi indicado ao Prêmio Nobel da Paz por membros do Parlamento islandês, é acusado de divulgar centenas de milhares de documentos que expõem segredos do governo dos EUA aos activistas do site Wikileaks. Estes documentos expostos falam de mentiras, corrupção e crimes cometidos pelos EUA e outros países.

A defesa de Bradley Manning aponta com precisão que muito do que foi publicado pelo Wikileaks era ou não realmente secreto ou ainda não deveria considerar-se secreto.
A acusação Manning é um aborto trágico da justiça. As autoridades norte-americanas são muito envergonhado pelo que Manning exposta e está filmando o mensageiro. Como Glen Greenwald, o escritor Salon fantástico, observou, o presidente Barack Obama processou mais denunciantes de espionagem do que os outros presidentes juntos.
Uma das partes mais ultrajantes do tratamento de Bradley Manning é que os EUA mantinham em condições ilegais e tortura confinamento solitário durante meses na base naval de Quantico, na Virgínia. Manning mantido em solitária gerou a denuncia de muitas organizações de direitos humanos, incluindo a Amnistia Internacional, Human Rights Watch, o Centro de Direitos Constitucionais, da ACLU e do New York Times. Os defensores dos direitos humanos justamente apontaram que o isolamento em solitária visa quebrar os presos mentalmente. Por causa disso, o isolamento prolongado é reconhecida internacionalmente como uma forma de tortura. As condições e práticas de isolamento estão em violação da Declaração Universal dos Direitos Humanos, a Convenção da ONU contra a Tortura, e a Convenção das Nações Unidas sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação. Especialistas dizem que, após 60 dias em solidária "mental começa a quebrar. Isso significa que uma pessoa vai começar a sentir pânico, ansiedade, confusão, dores de cabeça, palpitações cardíacas, problemas de sono, isolamento, raiva, depressão, desespero, e mais -sensibilidade. Com o tempo isso pode levar a trauma psiquiátrico grave e danos como distorção psicose, da realidade, alucinações, ansiedade e confusão mental aguda massa. Essencialmente, a mente se desintegra.
Por isso, o relator especial das Nações Unidas sobre a tortura procurou investigar solitária de Manning e repreendeu os EUA quando o Exército não iria deixá-lo ter uma visita não monitorada. A história provavelmente vai julgar Manning como heróica, pois tem Daniel Ellsberg, que vazou os Papéis do Pentágono.

É importante perceber que dezenas de milhares de outras pessoas além de Manning são mantidos em confinamento solitário em os EUA hoje e todos os dias. Especialistas estimam um mínimo de 20.000 pessoas são mantidas na solitária nas prisões supermax sozinho, sem contar milhares de outras pessoas em prisões estaduais e municipais que também estão mantidos em confinamento solitário. E confinamento solitário é muitas vezes forçado a prisioneiros muçulmanos, mesmo antes do julgamento as pessoas que são assumidas inocente, sob federais especiais medidas administrativas. Em 1995, o Comitê de Direitos Humanos da ONU afirmou que as condições de isolamento em certas prisões de segurança máxima dos Estados Unidos eram incompatíveis com as normas internacionais. Em 1996, o relator especial da ONU sobre tortura relatados no tratamento cruel, desumano e degradante nas prisões dos EUA supermax. Em 2000, o Comitê da ONU sobre a Tortura, condenou firmemente os Estados Unidos para o seu tratamento de prisioneiros, citando prisões supermax. Em maio de 2006, a mesma comissão concluiu que os Estados Unidos devem "rever o regime de imposto sobre os detidos em prisões supermax, em particular, a prática de isolamento prolongado."
John McCain disse que seus dois anos na solitária foram tortura. "Comprime teu espírito e enfraquece tua resistência eficaz do que qualquer outra forma de maus-tratos A reação de McCain e de muitas outras vítimas de tortura isolamento foram descritos em um excelente artigo 2009 New Yorker em isolamento por Atul Gawande. Gawande concluiu que o isolamento prolongado é objetivamente horrível, intrinsecamente cruel, e mais difundido em os EUA do que qualquer país do mundo.
Esta semana centenas de membros do movimento Ocupar forças mescladas com as pessoas que defendem os direitos humanos de presos em manifestações na Califórnia, Nova York, Ohio, e Washington DC... Ativistas estão trabalhando para criar um movimento social para mudanças sérias e fundamentais no sistema dos EUA criminal.
Uma das principais queixas dos presos ativistas de direitos humanos é o abuso de confinamento solitário em prisões por todo os EUA.

O ativista Mumia Abu-Jamal disse que a justiça exige o fim de solitário, "Isso significa a abolição do confinamento solitário, pois não é mais do que as câmaras de tortura dos tempos modernos para os pobres." Pelican Bay State Prison, na Califórnia, o site de um greve de fome por centenas de prisioneiros no ano passado, detém mais de 1000 reclusos em prisão solitária, alguns, desde que 20 anos.
No comício Ocupar Presos fora prisão de San Quentin, os três caminhantes norte-americanos que foram mantidos por um ano no Irã disse sobre o impacto psicológico de 14 meses de confinamento solitário. Sarah Shourd disse que o tempo sem contato humano a levou a bater nas paredes de sua cela até que os nós dos dedos sangrarem.

Quando Manning foi isolado na solitária, ele foi mantido em sua cela 23 horas por dia durante meses em um momento. O governo dos EUA torturaram para enviar uma mensagem para outras pessoas que possam considerar soprando o apito em segredos norte-americanos. Ao mesmo tempo, dezenas de milhares de outros em os EUA estão sendo mantidos em suas celas 23 horas por dia, durante meses, até anos de cada vez. Que a tortura também está enviando uma mensagem.
Milhares levantaram-se com Bradley Manning e conseguiu libertá-lo de solitário. As pessoas devem também levantar-se com os milhares de outros na solitária também.
Assim, nos solidarizamos com Bradley Manning e lutar contra a sua acusação. E ficar também contra solitária das dezenas de milhares de pessoas em cárceres norte-americanos e prisões. ...

Sem comentários:

Etiquetas

Arquivo