CMA-J

Colectivo Mumia Abu-Jamal

Morte violenta naprisão da Carregueira

"Bomar Gomes Junior estava preso na Carregueira há cerca de mês e meio e terá falecido ontem por volta das 17:00. O seu corpo, conta quem o viu, estava marcado de hematomas. A família está confusa e desorientada. Circulam versões contraditórias sobre as causas da morte. Uma versão fala de rixa entre presos. Outra menciona um suicídio por enforcamento causado por desgosto de amor. Outra ainda refere não ter resistido à violência de guardas que lhe bateram. IO caso deve estar a ser averiguado pelas autoridades competentes. Infelizmente, mesmo para pessoas sem experiênciade acompanhar casos destes, a segurança e as garantias de o apuramento dos factos vir a corresponder à verdade são demasiados frágeis para que possam repousar as suas ansiedades na acção das autoridades.
Em particular, há que dizer o óbvio, porque precisamente isso não é dito pelas autoridades competentes: os serviços de segurança da cadeia, a sua direcção, os serviços prisionais, têm obrigação de assumir as responsabilidades pela evidente falha sua,independentemente do que possa vir a ser apurado. Serão capazes de o fazer,desta vez? Porque ainda não o fizeram, publicamente e junto da família enlutada?"
A ACED reclama por transformações profundas no modo de entender as responsabilidades dos funcionários e dos seus dirigentes. Esta é mais uma oportunidade – infelizmente outras não faltarão – para o Estado português mudar de caminho e sair do esconderijo da irresponsabilidade radical."

Sem comentários:

Etiquetas

Arquivo