CMA-J

Colectivo Mumia Abu-Jamal

A principal causa de mortalidade dos soldados israelitas é o suicídio


Num artigo publicado em Janeiro, César Chelala, correspondente do jornal australiano Middle East Times International, revela estatísticas israelitas, segundo as quais 237 soldados se suicidaram nos últimos dez anos. Este número representa uma média de 1 suicídio em cada duas semanas.

A diferença entre as estatísticas oficiais de mortes publicadas pelo exército e o número de homenagens póstumas no site oficial de comemoração "Yizkor" levou um blogger a suspeitar de que o número de suicídios no seio do exército seria muito maior do que o oficial e a divulgar novos números.

Segundo um artigo publicado no Haaretz de 31.12, "a principal causa de morte entre soldados da Israel Defense Forces, é o suicídio, segundo uma análise dos dados dos últimos três anos. Em 2011, o ano mais recente para o qual o exército dispõe de dados, 21 soldados puseram fim à vida - mais do que o número de soldados mortos em consequência de doenças, acidente de viação, acções operacionais ou outras tragédias.

Um jovem soldado israelita, Natan Blanc, recusa pela 5ª vez ser incorporado no exército de ocupação. Ele recusa-se a destruir as plantações dos camponeses palestinianos, a invadir as suas casas a meio da noite para os expulsar das suas aldeias, a reter mulheres a caminho do hospital e crianças a caminho da escola nos checkpoints. Por essa teimosia, esta a pagar com mais uma pena de prisão.

Para enviar mensagens de apoio a Natan Blanc:

Sem comentários:

Etiquetas

Arquivo