CMA-J

Colectivo Mumia Abu-Jamal

Assembleia sobre as migrações marcará debates no 13º. Fórum Social Mundial

 

Evento faz memória às mobilizações da Primavera Árabe
As migrações serão tema de pelo menos cinco seminários durante o 13º. Fórum Social Mundial, que ocorre em Túnis, capital da Tunísia. O Fórum prossegue até o dia 30 de março e conta com a participação de aproximadamente 70 mil pessoas e de 4.500 associações.
O programa prevê mil seminários sobre temas variados desde a migração, direitos humanos, direito das mulheres e ecologia com a maior parte das atividades dirigidas pelos próprios participantes.
Segundo o Diretor executivo do Centro de Direitos Humanos e Cidadania do Imigrante, Paulo Illes, no dia 29 ocorrerá a assembleia das migrações. Na assembleia informa Iles, se destacarão temas como situação dos imigrantes desaparecidos após a revolução na Tunísia, em torno de 1.300; as condenações nos Centros de Retenção e a atuação da Frontex, chamada de “exército anti-imigrantes” criado pela União Europeia, além de pautas como livre circulação, direito ao voto e agenda para as migrações.
Mais de 120 países dos cinco continentes estão representados. Sob o lema “Dignidade”, um dos suportes da revolução tunisina que desencadeou a “Primavera Árabe”, o programa do Fórum iniciou com um grande desfile, neste dia 26, nas principais ruas de Túnis e será marcado por diversas manifestações artísticas e culturais.O Fórum Social Mundial encerra domingo com uma marcha de apoio ao povo palestino, por ocasião do “Dia da Terra”. (por Camila Panassolo – Web Rádio Migrantes).
Paulo Illes também informou, diretamente de Tunes, que participou de uma reunião com a associação de mães de jovens imigrantes desaparecidos entre 2010 e 2012 no processo de migração entre Tunes – pós Revolução e Europa. Segundo relato das mães, elas tem certeza de que seus filhos se encontram retidos em Centros de Prisão de Imigrantes na Itália. São mais de 1300 jovens segundo testemunharam. O Foro Social Mundial fará um apelo aos governos da Itália e da Tunísia para que apurem as respostas as famílias.
 
 



 

Sem comentários:

Etiquetas

Arquivo