CMA-J

Colectivo Mumia Abu-Jamal

Assata Shakur, ex-Black Phanthers 40 anos depois integra a lista de "terroristas" mais procurados pelo FBI

Quem é Assata Shakur ?
40 anos depois o FBI desenterra mais um filme de terror relacionado com a perseguição dos negros , das organizações e seus membros que tiveram a ousadia de um dia combater o sistema terrorista americano .
Em anexo alguma informação sobre Assata Shakur...


Um dia depois da exilada ex-Pantera Negra Assata Shakur tornou-se a primeira mulher nomeada para a mulher mais procurada na  lista de terroristas do FBI, Angela Davis, assim como o advogado de longa data de Shakur, Lennox Hinds, comentantam mais este acto do aparelho repressivo americano; "Parece-me que este acto incorpora ou reflete a própria lógica do terrorismo", diz Davis."Eu não posso ajudar, mas acho que ele é projectado para assustar as pessoas que estão envolvidas em lutas de hoje. Quarenta anos atrás, parece que foi há muito tempo. No início do século 21, nós ainda estamos lutando em torno da mesma questões - a violência policial, a saúde, a educação, as pessoas na prisão ".  Um professor de Justiça Criminal da Universidade de Rutgers, Hinds tem representado Shakur desde 1973.  "Este é um acto político empurrado pelo estado de New Jersey, por parte de alguns membros do Congresso de Miami, e com a intenção de pressionar o governo cubano e para inflamar a opinião pública", diz Hinds.  "Não há nenhuma maneira de atrair alguém que está sendo colocado na lista de terroristas".


 
O FBI acrescentou Assata Shakur à sua lista de terroristas mais procurados hoje.
Além disso, o estado de New Jersey anunciou que estava a oferecer 2 milhões para a recompensa pela sua  captura. Shakur torna-se a primeira mulher a fazer parte da lista de terrorismo doméstico para ser adicionada à lista. 
Assata Shakur, ou ex-Joanne Chesimard, era um membro do Black Panther Partido e do Exército de Libertação Negra.  Ela foi condenada em 2 de maio de 1973 aquando do assassinato de um policia de Nova Jersey, durante um tiroteio que deixou um de seus colegas ativistas mortos.  Em 1979, ela conseguiu escapar da prisão. Shakur fugiu para Cuba, onde recebeu asilo político.  "Eu sou uma escrava do século 20 que escaparam. Devido à perseguição do governo, não teve outra escolha a não ser fugir da repressão política, o racismo e a violência que dominam a política do governo dos EUA em relação às pessoas negras."
 

 
Na visita do Papa João Paulo II a Cuba, este recebeu uma carta da polícia de Nova Jersey para interceder na extradição de Assata Shakur que originou que esta enviasse a seguinte carta ao chefe da Igreja católica.


"Eu entendo que a Polícia do Estado de Nova Jersey tenha escrito para você e lhe pediu para intervir e ajudar a facilitar a minha extradição para os Estados Unidos. Eu acredito que o seu pedido não tem precedentes na história. Uma vez que eles se recusaram a tornar a sua carta  pública, embora eles não hesissem em publicar o seu pedido, eu estou completamente desinformada quanto às acusações que estão fazendo contra mim. ? Por que, eu me pergunto, como posso justificar essa atenção?  O que eu represento, que é uma ameaça?
Por favor, deixe-me ter um momento para falar sobre mim mesmo.
O meu nome é Assata Shakur e eu  nasci e fui criada nos Estados Unidos.  Eu sou descendente de africanos que foram sequestrados e trazidos para as Américas como escravos. Passei minha infância no sul de segregação racista. Mais tarde, mudei-me para a parte norte do país, onde eu percebi que as pessoas negras eram igualmente vítimas de racismo e opressão.
Eu cresci e tornei-me  activista política, participando nas lutas estudantis, no movimento anti-guerra e acima de tudo, no movimento para a libertação dos Afro americanos nos Estados Unidos.  Mais tarde, ingressei no Panther Black Party, uma organização que foi alvo do programa COINTELPRO, um programa que foi criado pelo "Federal Bureau of Investigation"  para eliminar toda a oposição política ao governo dos EUA, para destruir o movimento de libertação negra nos Estados Unidos, para desacreditar os activistas e eliminar potenciais líderes.
No âmbito do programa COINTELPRO, muitos activistas políticos foram perseguidos, presos, assassinados ou  neutralizado. Como resultado de ser alvo de COINTELPRO, eu, como muitos outros jovens, fui confrontada com a ameaça de prisão, no subsolo, exílio ou morte.  O FBI, com a ajuda de agências policiais locais, alimentaram sistematicamente, acusações  e notícias falsas para a imprensa me e outros activistas de crimes que não cometeram . Embora no meu caso, as acusações acabaram por ser desmascaradas pelo que fui absolvida.  As agências policiais locais e nacionais criaram uma situação em que, com base em suas falsas acusações contra mim, qualquer policia poderia disparar à vista.  O Freedom of Information Act foi aprovada em meados dos anos 70 sendo possível ver o alcance da perseguição do governo dos Estados Unidos aos activistas políticos.
Neste ponto, eu acho que é importante ver as coisas com grande clareza.  Tenho defendido, e eu ainda defendo mudanças revolucionárias na estrutura e nos princípios que regem os Estados Unidos. Eu defendo a auto-determinação para o meu povo e para todos os oprimidos dentro dos Estados Unidos.  Eu defendo o fim da exploração capitalista, a abolição das políticas racistas, a erradicação do sexismo, e a eliminação da repressão política. Se isso é um crime, então eu sou totalmente culpada .
Para fazer uma idéia da minha história curta, fui capturada em Nova Jersey, em 1973, após ser atingida a tiro, com os dois braços  no ar, e, em seguida, dispararam novamente na parte de trás. Eu fiquei no chão a esvair-me, fui levada para um hospital local, onde fui ameaçada, espancada e torturada.
Em 1977 eu fui condenada num julgamento que se pode  descrever como um linchamento legal .
Em 1979, eu fui capaz de escapar com a ajuda de alguns dos meus  companheiros. Eu vi isso como um passo necessário, não só porque eu estava inocente das acusações contra mim, mas porque eu sabia que, no sistema legal racista nos Estados Unidos, eu não receberia justiça.  Eu também estava com medo de que seria assassinada na prisão. Mais tarde, cheguei a Cuba onde estou actualmente a viver no exílio, como refugiada política.
A Polícia do estado de Nova Jersey e outras policias dizem que querem trazer-me à "justiça".  Mas eu gostaria de saber o que eles querem dizer com "justiça".  É a justiça da tortura? Eu fui mantida em isolamento por mais de dois anos, principalmente em prisões masculinas.  Isso é justiça? Os meus advogados foram ameaçados de prisão e presos.  Isso é justiça?  Fui julgada por um júri todo branco, sem nem mesmo a pretexto de imparcialidade, e depois condenada à prisão perpétua mais 33 anos.  Isso é justiça?
Deixe-me enfatizar que a justiça para mim não é o problema que eu dirijo aqui, que é a justiça para meu povo que está em jogo. . Quando o meu povo receber justiça, tenho certeza de que vou recebê-la, também. Sei que Vossa Santidade chegará ás suas próprias conclusões, mas eu sinto-me obrigada a apresentar as circunstâncias que cercam a aplicação da chamada "justiça" em New Jersey. ." Eu não sou a primeira nem a última pessoa a ser vítima do sistema de New Jersey .  A Polícia Estadual de New Jersey são conhecidos pelo seu racismo e brutalidade. Muitas acções judiciais foram movidas contra eles e, recentemente, num processo judicial , a Polícia Estadual de New Jersey foi considerada culpada ao ser  oficialmente sancionada, a política de facto de atacar as minorias para investigação e prisão" .
Embora a população de Nova Jersey é mais do que 78 por cento branco, mais de 75 por cento da população carcerária é composta de negros e latinos.
Oitenta por cento das mulheres em New Jersey nas prisões são as mulheres negras. Há 15 pessoas no corredor da morte no estado e sete deles são negros.  Um estudo de 1987 descobriu que New Jersey  os promotores aplicaram a pena de morte em 50 por cento dos casos que envolvem a réus nrgros e uma vítima branca, mas apenas 28 por cento dos casos, envolvendo um réu negro e uma vítima negra.
Infelizmente, a situação em Nova Jersey não é única, mas reflete o racismo que permeia todo o país. Os Estados Unidos têm a maior taxa de encarceramento do mundo.  Há mais de 1,7 milhões de pessoas nas prisões norte-americanas. Este número não inclui as mais de 500.000 pessoas na cidade e concelho prisões, nem incluir o número alarmante de crianças em instituições juvenis.  A grande maioria desses atrás das grades são negras e praticamente todos os que estão atrás das grades são pobres.  O resultado dessa realidade é devastador. Um terço dos homens negros entre as idades de 20 e 29 na prisão  está sob a jurisdição do sistema de justiça criminal.
As prisões são um grande negócio nos Estados Unidos, e a construção, execução e fornecimento de prisões tornou-se a indústria que mais cresce no país. Fábricas estão sendo transferidas para as prisões e os presos estão sendo forçados a trabalhar por salários escravos. Este super-exploração de seres humanos significou a institucionalização de uma nova forma de escravidão.  Aqueles que não conseguem encontrar trabalho nas ruas são forçados a trabalhar na prisão.
Não são apenas os presídios usadas como instrumentos de exploração econômica, eles também servem como instrumentos de repressão política.  Há mais de 100 presos políticos nos Estados Unidos.  Eles são afro-americanos, os porto-riquenhos, chicanos, americanos nativos, asiáticos e brancos progressistas que se opõem às políticas do governo dos Estados Unidos.  Muitos daqueles direcionados pelo programa COINTELPRO estiveram na prisão desde o início da década de 1970.
Embora a situação nas prisões é uma indicação de violações de direitos humanos dentro dos Estados Unidos, existem outros indicadores, mais mortais.
Existem actualmente 3.365 pessoas no corredor da morte, e mais de 50 por cento daqueles que aguardam a morte são negros.  Os negros representam apenas 13 por cento da população, mas  41,01 por cento das pessoas negras enviadas para a pena de morte.  O número de assassinatos do estado aumentou drasticamente.  Só em 1997, 71 pessoas foram executadas.
Um relator especial nomeado pela Organização das Nações Unidas encontrou graves violações dos direitos humanos nos Estados Unidos, especialmente aqueles relacionados com a pena de morte.  De acordo com suas descobertas, as pessoas que estavam doentes mentais foram condenados à morte, as pessoas com deficiência mental grave e de aprendizagem, bem como menores de 18 anos.  Preconceito racial grave foi encontrada na parte de juízes e procuradores.  Especificamente mencionado no relatório foi o caso de Mumia Abu-Jamal, o único prisioneiro político no corredor da morte, que foi condenado à morte por causa de suas convicções políticas e por causa de seu trabalho como jornalista, expondo a brutalidade da polícia na cidade de Filadélfia. ...
Acredito que Jesus era um prisioneiro político que foi executado porque ele lutou contra os males do Império Romano, porque ele lutou contra a ganância dos cambistas no templo, porque ele lutou contra os pecados e as injustiças de seu tempo. . Como um verdadeiro filho de Deus, Jesus falou para os pobres, para os humildes, para os doentes e os oprimidos.  Os primeiros cristãos foram jogados em covas dos leões.  Vou tentar seguir o exemplo de tantos que se levantou em face da opressão esmagadora.
Não estou escrevendo para pedir-lhe para interceder em meu nome.  Não peço nada para mim.  Eu só peço que você examine a realidade social dos Estados Unidos e para falar contra as violações de direitos humanos que estão ocorrendo.
Neste dia, o aniversário de Martin Luther King, lembro-me de todos aqueles que deram suas vidas pela liberdade.
A maioria das pessoas que vivem neste planeta ainda não são livres.  Só peço que você continue a trabalhar e orar para acabar com a opressão e repressão política.  É minha convicção sincera de que todas as pessoas nesta terra merecem justiça: a justiça social, justiça política e justiça econômica.  Eu acredito que é a única maneira que nunca vai alcançar a paz e a prosperidade nesta terra. Espero que você aproveite a sua visita a Cuba.  Isto não é um país que é rico em riqueza material, mas é um país que é rico em riqueza humana, a riqueza espiritual e a riqueza moral.
Respeitosamente, "
Assata Shakur
Havana, Cuba

Sem comentários:

Etiquetas

Arquivo