CMA-J

Colectivo Mumia Abu-Jamal

Notícias sobre a Palestina

 
As universidades ao serviço da ocupação

Aos que apresentam as universidades israelitas e nomeadamente a famosa Universidade Hebraica de Jerusalém como “neutras” em relação à política israelita, eis a lista das instituições e empresas convidadas por esta Universidade para fazerem ofertas de empregos estudantes.
 
Por ocasião de uma “feira de empregos” organizada pela Universidade Hebraica de Jerusalém (de 20 a 22 de maio), os estudantes desta universidade foram acolhidos pelos stands, entre outros:

- do Shin-Bet (Serviços secretos israelitas especializados nos “interrogatórios” dos palestinianos)

- da Mossad (Serviço de espionagem, campeão dos atentados “cirúrgicos”

- do Ministério da Justiça (que proíbe os palestinianos de fazerem qualquer queixa contra os soldados israelitas)

- da "Cidade de David" construída onde se erguiam os bairros palestinianos de Jerusalém

- da SodaStream, que se aproveita da ocupação para produzir no colonato de Maale Adumim

- da Hewlett Packard que contribui para a colonização dos territórios palestinianos

Assim, o boicote académico não precisa de ir procurar longe para mostrar a verdadeira natureza desses “refúgios de paz e de diálogo”!

Traduzido de CAPJPO-EuroPalestine, 21.5.13

Vitória do refuznik Natan Blanc contra o exército israelita

Natan Blanc, de 20 anos, conseguiu resistir a dez detenções sucessivas por se recusar a servir no exército de ocupação israelita. Este acaba de o declarar inapto ao serviço militar.

No total, Natan Blanc esteve 177 dias preso e ainda deve terminar a pena de 28 dias que lhe foi infligida não só por ter recusado fazer o seu serviço, mas sobretudo por ter expressado publicamente a sua oposição à ocupação israelita.

« Na última década, comenta o diário Haaretz, o exército evitou levar à justiça os objectores de consciência. Após uma série de nove processos que ocorreram há alguns anos, alguns dos quais beneficiaram de uma ampla cobertura mediática, preferiu adoptar um perfil baixo e só pronunciar penas de prisão muito curtas contra refuzniks antes de os deixar sossegados”.

CAPJPO-EuroPalestine, 31.5.13

Crianças com mais de 8 anos proibidas de visitar os pais na prisão

Mais uma discriminação desumana : a proibição feita às crianças com mais de 8 anos de visitar os seus pais nas prisões israelitas. Nenhuma razão foi dada para justificar esta medida que só se deve ao sadismo do ocupante, à sua vontade de desesperar o conjunto da população palestiniana.

Pequeno vídeo legendado em francês entrevista crianças:

CAPJPO-EuroPalestine, 2.6.13

Sem comentários:

Etiquetas

Arquivo