CMA-J

Colectivo Mumia Abu-Jamal

Atitude inadmissível do Governo português

O Colectivo de Solidariedade Mumia Abu-Jamal subscreve todos os protestos contra o Governo Português que impediu que o avião oficial que transportava o Presinte Boliviano, sobrevoasse o espaço aéreo de Portugal, em viagem de retorno ao seu país.

 
Comunicado do CPPC sobre o episódio         

"O CPPC condena e exige a cabal explicação da decisão, tomada ontem, por parte do Governo português – assim como de outros países europeus membros da NATO –, de cancelamento da autorização da utilização do seu espaço aéreo por parte do avião oficial que transportava o Presidente da Bolívia, Evo Morales, na viagem de retorno ao seu país.

Alegando «problemas técnicos», mas, efectivamente, por suspeita de que a bordo do avião estivesse Edward Snowden, ex-colaborador de agências de informação dos EUA, o Governo português para além de colocar em risco as pessoas que seguiam a bordo, protagonizou um inaceitável acto que viola convenções internacionais e regras diplomáticas, indiciando uma total subserviência às orientações ditadas pelos Estados Unidos da América.

Recordemos que Edward Snowden é perseguido, pelo Governo dos EUA, por ter denunciado um monumental programa de espionagem massiva e à escala mundial com que os EUA recolhem ilegalmente informações, chamadas telefónicas, mensagens de correio electrónico e sms, de milhões de cidadãos norte-americanos e de outros países, assim como de embaixadas, representações diplomáticas e organismos internacionais, incluindo dos seus aliados na NATO e da União Europeia.

O Conselho Português para a Paz e Cooperação considera da maior gravidade e repudia o desrespeito que o Governo português demonstrou pela soberania da Bolívia, na pessoa do seu Presidente Evo Morales, assim como pela própria soberania de Portugal ao, subservientemente, ter servido de instrumento dos EUA na sua perseguição a Edward Snowden, por este ter denunciado uma gigantesca e criminosa operação que agride liberdades e direitos fundamentais. EUA que têm efectuado inadmissíveis pressões e chantagens, procurando impedir o pedido de asilo efectuado por Edward Snowden a diversos países.

O CPPC saúda o povo da Bolívia e o seu Presidente, Evo Morales, a quem envia todo o seu apoio e solidariedade, com o desejo de que prontamente e sem mais percalços possa regressar livremente ao seu país."

Sem comentários:

Etiquetas

Arquivo