CMA-J

Colectivo Mumia Abu-Jamal

Israel inunda bairros inteiros em Gaza, abrindo as barragens

 
Toda a zona próxima de Deir Balah, nomeadamente vários bairros residenciais, foram inundados, devido a Israel ter aberto as barragens de represa a leste da faixa de Gaza.
As autoridades da faixa de Gaza apelaram aos habitantes do « Vale de Gaza » (Wadi Gaza) no centro da região, para evacuarem as suas casas. O grande campo de refugiados e a cidade de Deir Al Balah estão particularmente abrangidos.


A faixa de Gaza, que já se encontrava numa situação de emergência por causa de uma tempestade histórica no Médio Oriente e do bloqueio que lhe é imposto, vê-se mergulhada numa catástrofe ainda maior com esta medida horrenda de Israel.
Parece aliás que é para o seu próprio conforto que as autoridades israelitas abriram as comportas no Wadi Gaza, um curso de água que nasce na Cisjordânia, perto de Hebron, e flui para o Mediterrâneo, passando por Israel.
Para as suas necessidades e em detrimento das necessidades da faixa de Gaza, os israelitas apoderam-se na maioria dos casos das águas da ribeira, por meio de represas, de modo que em geral o Wadi Gaza fica reduzido a um fio de água poluída quando se aproxima do litoral mediterrânico. Excepto quando há cheias, como nestes últimos dias, onde é o castigo inverso que é imposto aos palestinianos. Desde sexta-feira que os meios de socorro palestinianos não param de evacuar os habitantes do centro da faixa de Gaza. Já se contabilizam 96 feridos.

As escolas das Nações Unidas acolheram os habitantes que perderam as suas casas. O governo declarou este domingo dia feriado, apelando às pessoas para que não saissem de casa.
O estado de emergência foi declarado em todos os hospitais. Não há escola nem universidade desde sexta-feira em Gaza. Corte total de electricidade na cidade. Centenas de casas destruídas. Milhares de pessoas que já não tinham comida nem água potável foram evacuadas. Uma menina morreu em Khan Younes.

Sem comentários:

Etiquetas

Arquivo