CMA-J

Colectivo Mumia Abu-Jamal

Amanhã, dia 21 , Concentração no Rossio em Lisboa de apoio aos presos políticos angolanos

 
 
Enquanto a atenção se virava para o estado de saúde de Luaty Beirão, o que aconteceu aos restantes 14?
 
Desde o dia 15 de Outubro que nos chegam relatos, testemunhos e fotografias que comprovam que os outros ativistas presos, alguns deles também em greve de fome, foram espancados e ameaçados dentro dos estabelecimentos prisionais, para onde haviam sido transferidos, nomeadamente a Comarca Central de Luanda e o Hospital Prisão de São Paulo.

Circulam nas redes sociais fotografias do Mbanza Hamza com
escoriações e ferimentos. Sabemos que Albano Evaristo Bingobingo,  em greve de fome há 10 dias, foi também espancado, largado nú no exterior da prisão e que se encontrava numa cela comum e sobrelotada, com uma sanita para cem pessoas, e, ainda, que Benedito Jeremias continua com ferimentos nos membros inferiores e no peito, resultantes dos maus tratos a que foi submetido. A sua esposa diz que o activista apresenta problemas de saúde ao nível do sistema urinário, não tendo sido até agora assistido.
 
No Sábado recebemos a notícias de que teriam sido transferidos para parte incerta, sem comunicação oficial à equipa de defesa legal e aos familiares. Injuriados física e verbalmente para não denunciarem os maus tratos que estavam a sofrer.
 
Após estas ações de violência "legal", confirmaram-nos este domingo que os 14 ativistas foram transferidos para o Hospital-Prisão de S.Paulo, estando agora pela primeira vez todos juntos na mesma prisão e, esperamos, fora de perigo de vida.

Luaty Beirão continua em greve de fome desde dia 21 de Setembro e está sob cuidados médicos na clínica Girassol, sem que tenha havido diálogo, quanto mais cedência aos seus pedidos legítimos, por parte das autoridades Angolanas.
 
Perante este cenário doloroso, convidamos todos aqueles que se sentem solidários a participar numa vigília na próxima 4ª-feira, na Praça Dom Pedro IV, Rossio, pelas 18h30.
 

Sem comentários:

Etiquetas

Arquivo