CMA-J

Colectivo Mumia Abu-Jamal

Boicotar a SodaStream é um acto de solidariedade com a Palestina

 
 
 
O dia 29 de novembro é o Dia Internacional de solidariedade com o povo palestiniano.
Aproveitamos esta data para comemorar uma das mais recentes vitórias da campanha internacional de BOICOTE-DESINVESTIMENTO-SANÇÕES em Portugal.
UMA VITÓRIA DA BDS - A WORTEN RETIRA PRODUTOS SODASTREAM DAS SUAS LOJAS 
Em Setembro de 2014, o Comité de Solidariedade com a Palestina iniciou uma campanha contra a venda da SodaStream em Portugal, enviando cartas às duas empresas que comercializavam esse produto, a Auchan e a Worten.

Na nossa carta, alertávamos para o facto de o principal ponto de produção da SodaStream estar situado junto ao colonato Ma'ale Adomim, na Cisjordânia ocupada e de os terrenos para a sua construção terem sido obtidos através da expulsão de várias famílias beduínas. Referíamos que uma segunda fábrica já tinha sido construída no deserto do Negev, de onde Israel planeava expulsar mais 70 mil beduínos.

Chamávamos também a atenção das empresas para a recente aprovação de normas pela União Europeia, incluindo o governo de Portugal, que condenam e desaconselham o financiamento de entidades israelitas e de actividades que incidam sobre os territórios palestinianos da Cisjordânia ou de Jerusalém Oriental.

A nossa carta terminava informando da existência da campanha internacional de Boicote-Desinvestimento-Sanções contra Israel desde 2005 e dando os exemplos da Staples norueguesa e da Ecostream britânica que tinham deixado de vender produtos SodaStream na sequência da campanha BDS de que tinham sido alvo.
Dois meses depois, a Worten tinha retirado das suas lojas todos os produtos SodaStream.

Só podemos felicitar-nos por esta vitória e felicitar a Worten por ter sido sensível aos argumentos da BDS e por não ter querido tornar-se cúmplice da ocupação da Palestina ao comercializar produtos israelitas fabricados em colonatos.
 

 

 
 

Sem comentários:

Etiquetas

Arquivo