CMA-J

Colectivo Mumia Abu-Jamal

Colônia - Alemanha: polícia ataca a marcha antifascista contra neonazistas do HoGeSa


 

"Milhares de antifascistas foram às ruas hoje [25 de outubro] em Colônia para se opor à proposta de demonstração do grupo HoGeSa, que significa "Hooligans contra os salafistas", que é uma organização nascida em 2014, incluindo vários apoiantes da extrema-direita alemã sob a bandeira da islamofobia e do racismo, de maneira similar a outro grupo mais famoso chamado Pegida (outra organização de extrema-direita que prega o combate a islamização do mundo ocidental).

Uma das primeiras manifestações públicas do HoGeSa ocorreu em Colônia, em outubro do ano passado, terminando com violentos confrontos. Nos últimos dias, a administração da cidade tinha decidido proibir a marcha para evitar problemas públicos, mas os hooligans mesmo assim se reuniram no lugar predeterminado, sem, todavia, poder desfilar pelas ruas de Colônia. Os ultras de extrema-direita se reuniram com slogans de islamofobia e exigindo o fechamento das fronteiras alemãs para milhares de refugiados que nos últimos meses seguem viajando para a Fortaleza Europa.

Para impedir que os neonazistas se manifestassem de maneira imperturbável, se convocou uma mobilização antifascista. Com um golpe de vista se percebia imediatamente a diferença entre os dois blocos: algumas centenas de pessoas (vindos de toda a Alemanha) para a marcha do HoGeSa, e mais de 10.000 antifascistas que saíram às ruas para combatê-los. Os confrontos se iniciaram quando os antirracistas e antifascistas bloquearam as entradas de uma estação para impedir que os militantes do HoGeSa chegassem à praça: a polícia atacou a marcha com cassetetes e hidrantes de água, em seguida, implementaram um numero impressionante de homens da polícia para escoltar e blindar o percurso dos neonazistas ao local. A manifestação antifa foi novamente atacada pela polícia, que também usou gás lacrimogêneo.

A manifestação antifascista continuou ainda ao longo da tarde gritando “Refugees Welcome” e “No Borders”, ante o enésimo fracasso das organizações de extrema-direita que tem diariamente semeado o ódio, o racismo e a islamofobia."

Sem comentários:

Etiquetas

Arquivo