CMA-J

Colectivo Mumia Abu-Jamal

Eleições primárias americanas

Os Clinton no casamento de Trump

Neste jogo o capital ganha
Por Mumia Abu-Jamal

As eleições primárias acabaram nos Estados Unidos e as eleições gerais começam de novo.
E Voila! Um bilionário enfrenta uma milionária. A batalha trump vs. Clinton, que descrevi como o sujo vs a astúcia, é um concurso entre primo e prima, porque ganhe quem ganhar, segundo o velho ditado dos jogadores, "a casa nunca perde".
Qual casa? A casa do capital.
No texto clássico do manifesto comunista, Karl Marx e Frederick Engels começam sua obra com uma cobrança extraordinária. O Estado, argumentam, é apenas um comitê para gerir os assuntos da burguesia inteira.
Ao observar a sociedade no século XIX, os autores consideram a classe política apenas como um instrumento da classe dominante-os capitalistas.
Como seriam eles a Donald Trump, um político bilionário? Ou a Hillary Clinton, uma multi-Milionária? Estariam a coçar a cabeça com espanto.
Anteriormente, a burguesia - uma elegante palavra francesa para a rica classe capitalista-comprava seus políticos, ou pelo menos os alugados.
Agora eliminaram os intermediários. Tomam o poder em seu próprio nome.
E se você acha que os bilionários ou os milionários se importam com a gente trabalhadora ou pobre, pois tenho uma ponte em Brooklyn que te quero vender-barato.
Esta é uma escolha, e ganhe quem ganhar, o capital ganha o prêmio.
Desde a nação encarcerada sou mumia Abu-Jamal.
—-©’16maj
9 de junho de 2016
Áudio gravado por noelle hanrahan: www.prisonradio.org





Sem comentários:

Etiquetas

Arquivo