CMA-J

Colectivo Mumia Abu-Jamal

O FREEDOM THEATRE NO PORTO


O FREEDOM THEATRE NO PORTO
12 a 18 de setembro
No Palácio do Bolhão

Ouvi-te no quarto ao lado perguntar, “Mamã, eu sou Palestiniano?” Quando ela respondeu ‘Sim’ um silêncio pesado caiu sobre toda a casa.

Ghassan Kanafani
Portugal Palestina é uma mostra multidisciplinar de cultura palestiniana que inclui teatro, workshops, debates, cinema e artes plásticas e que enquadra a apresentação do Freedom Theatre no Porto.
O Freedom Theatre da Palestina é um centro cultural e comunitário no Campo de Refugiados de Jenin, na Cisjordânia ocupada, que dinamiza uma escola e companhia profissional de teatro, e que é codirigido por Micaela Miranda, actriz e encenadora portuguesa formada em Interpretação na ACE Escola de Artes.
Freedom Theatre apresentará Regresso à Palestina, espetáculo criado a partir das histórias reais contadas por habitantes do Campo de refugiados de Jenin, Fasayel, Campo de Refugiados de Dheisha, Mufaqara e Shujaya (Gaza), e Kanafani, uma criação com os alunos do terceiro ano da Escola do Freedom Theatre, encenada por Ahmad Tobasi, com inspiração na vida e obra de Ghassan Kanafani.
Paralelamente, esta Mostra pretende dar a conhecer outros criadores portugueses que, sob o ponto de vista artístico, têm uma relação íntima com a cultura e a identidades palestinianas.
Assim, a programação de cinema, com curadoria do casal luso-palestiniano de realizadores, Frederico Beja e Dália Abuzeid, incluirá os documentários de sua autoria Against The Wall, sobre o muro de separação, e Remember Us sobre os refugiados Palestinianos na Jordânia. Incluirá ainda, entre outros, Journey of a Freedom Fighter, documentário sobre um membro da resistência em Jenin que trocou a M16 pelo Freedom Theatre e foi uma dos primeiros alunos daquela escola. Integra ainda a programação de cinema, o documentário Road Map To Apartheid, com co-autoria da Luso-Sul Africana Ana Nogueira, que estabelece um paralelismo entre as (antigas) formas de segregação sul-africana e Israelita.
Na sala D. Maria II, a artista plástica Joana Villaverde apresenta a vídeo-instalação 3AM Birzeit December 2015, criada a partir de uma das suas múltiplas residências artísticas na Palestina.
No dia 16 de setembro, a eurodeputada portuguesa Marisa Matias (presidente da Delegação do Parlamento Europeu para as Relações com os Países do Maxereque), dinamizará uma conversa sobre a Palestina que contará com a presença de Nabeel Al-Raee e Micaela Miranda (membros do Freedom Theatre), de Frederico Beja (realizador), Ivan Gonçalves (vice-presidente do Grupo parlamentar de Amizade Portugal-Palestina) e de Frank Barat (coordenador europeu da campanha BDS –Boicote/Desinvestimento/Sanções e membro do Tribunal Russel sobre a Palestina).
Finalmente, no sábado, terá lugar o lançamento no Porto de Amigos do Freedom Theatre, iniciativa que procura apoiar o trabalho da estrutura criando uma plataforma de intercâmbio cultural entre o Porto e a Palestina .

Sem comentários:

Etiquetas

Arquivo