CMA-J

Colectivo Mumia Abu-Jamal

Apoiemos o campo de Refugiados de Calais


Apelo de Bernardo Pimentel estudante do 5º ano de medicina da UNL activista voluntário do Help Refugee

O campo vai ser demolido até ao final de Outubro, e as mais de 10.000 pessoas (incluindo mais de 1.000 crianças) vão ser movidas para centros de acolhimento. Para que tudo corra bem são necessários recursos que neste momento não temos, pois o número de pessoas duplicou só durante os últimos 3 meses. 

Estamos então a fazer uma recolha relâmpago dos itens descritos na imagem que envio em anexo, e no texto explicativo em baixo. Infelizmente só temos até dia 14, pois o camião parte dia 15.

Evento do facebook para Lisboa: https://www.facebook.com/events/147069672418376/


Para resumir a situação, este campo existe porque tanto o governo francês como o inglês descartam a responsabilidade da existência de mais de 10.000 refugiados sem sítio onde ficar. Desses, mais de 1.000 são crianças, das quais quase todas não estão acompanhadas de familiares. Dessas crianças, cerca de 300 deveriam receber já desde Maio, segundo a lei, asilo no Reino Unido, pois têm familiares adultos a residir em solo britânico (se alguém estiver familiarizado com o Dublin agreement e Dubs ammendment sabe disso). 
Entretanto, saiu esta notícia de desmantelamento do campo de forma "relâmpago", com data limite a 31 de Outubro, sendo que o governo francês se compromete a realojar as pessoas por 12.000 COA (Centres of Accomodation) desde Calais até Paris (como, ninguém sabe). Ora, em tão pouco tempo, e com a tensão que isto tudo gerou, não vai ser tarefa fácil, principalmente se o CRS (polícia francesa) agir como tem agido (e eu já senti isso na pele). Portanto é necessário, principalmente, esta lista de itens descritas no post de facebook, para ajudá-los no transporte. 
Isto é um resumo muito resumido, alguma coisa pergunta-me. Ajudar não custa. Se toda a gente poupar uma ida ao cinema, e der 5euros, temos o suficiente para o transporte do camião. Se toda a gente quiser dar aquela mochila de campismo que já não usa desde o tempo dos festivais de verão, temos já grande parte para a ajuda portuguesa se fazer sentir. Bora lá mostrar que Portugal não é so Éders e Ronaldos. 


"A DATA DA DEMOLIÇÃO DO JUNGLE JÁ SAIU!! 
Até dia 31 de outubro o governo Francês quer mover os mais de 10,000 moradores do campo de refugiados de Calais e acabar com o campo! Isto não podia vir em pior altura, visto que o armazém de doações em calais está a 0 e, tendo em conta as trágicas e difíceis mudanças que os residentes sofreram ao longo dos últimos anos, acho que, no mínimo, merecem fazer esta mudança da forma mais confortável possível... Já temos camião e vários pontos de recolha pelo país, agora só faltam as doações! Como queremos fazer as doações chegar o mais rápido possível vamos fazer uma "recolha relâmpago" até dia 14 de Outubro (o camião está previsto sair de Portugal no dia 15 de Outubro).
Desta vez a recolha será de apenas: 
1. TENDAS
2. MALAS E MOCHILAS
3. SACOS DE CAMA
4. SMARTPHONES
5. ITENS DE HIGIENE
6. CASACOS À PROVA DE AGUA E CALÇAS DE HOMEM (preferivelmente o tamanho S)
Só podemos MESMO recolher as doações que estão acima numeradas já que são os itens básicos para esta situação de emergência.

Os nossos pontos de recolha são:
BRAGA: Recheio Cash and Carry - Rua de Vila Nova - Nogueira , Apartado 246, Braga
PORTO: Colégio Luso Internacional do Porto (CLIP) - Rua de Vila Nova 1071, 4100-506 Porto
AVEIRO: Rua José Luciano de Castro, 154, Esgueira
LISBOA: 

GCP - Rato
Piscinas de Campo de Ourique
Remax Siimgroup - Alameda das Linhas de Torres, n.º 60 B 1750-147 - Lumiar.
Schoenstatt - Praça do Damão, nº 7, Restelo
COIMBRA: CUMN - Centro Universitário Manuel Nobrega - R. Almeida Garrett, nº4, Coimbra
EVORA: PITE, rua circular nascente, lote 13 (Banco Alimentar Contra a Fome)
Contactos:
Braga - 912819977
Porto - 912572681
Aveiro - 965499312"
Lisboa - 915349877; 914611389
Coimbra - 937376132
Evora - 266771432
CONTRIBUAM e PARTILHEM!!!"


Sem comentários:

Etiquetas

Arquivo