CMA-J

Colectivo Mumia Abu-Jamal

Chomsky: Trump é o resultado do medo e de uma sociedade falida pelo neoliberalismo


A popularidade do candidato presidencial americano donald trump deve-se ao " medo " e é o resultado de uma " Sociedade Falida " pelo neoliberalismo, assegura o célebre politólogo Noam Chomsky.

"as pessoas se sentem isoladas, desamparadas e vítimas das forças mais poderosas, as que não entendem nem podem influenciar", considerou o intelectual, que carregou contra o candidato republicano em uma entrevista com o portal de notícias americano alternet publicada esta semana.

Chomsky, 87 anos, afirmou que sua idade lhe permite comparar a situação atual na campanha eleitoral dos Estados Unidos com a década de 1930, durante a qual os Estados Unidos sofreu a chamada grande depressão económica.

As pessoas se sentem isoladas, desamparadas e vítimas das forças mais poderosas, as que não entendem nem podem influenciar ", considerou o académico e célebre politólogo americano Noam Chomsky.

A pobreza e o sofrimento então " eram muito maiores ", no entanto, mesmo entre os pobres e os desempregados existia " uma sensação de esperança, que hoje falta ", considerou o académico, que atribuiu a " para o crescimento de um movimento de trabalho militante " e a " existência de organizações políticas alheias às correntes principais ".

Por isso, o crítico da política norte-Americana, afirmou que a popularidade do trump é produto da ruptura social provocada pelas políticas neoliberais. " o medo, juntamente com a ruptura da sociedade no período neoliberal " explicam o que o entrevistador chamou o " incrível avanço de trump " nas sondagens eleitorais dos EUA. U.

Acrescentou que o fato de que o, Bernie Sanders e o líder do partido trabalhista do Reino Unido, Jeremy Corbyn, que lideram as idéias populares implementadas no século XX, sejam marcados agora como extremistas, aponta que o espectro político completo " mudou de direção Para a direita no período neoliberal ".

Chomsky contribuiu para a campanha do candidato democrata Bernie Sanders no passado, no entanto, afirmou que votaria " Sem dúvida " pela também democrata Hillary Clinton se vivesse um " Swing State ", o estado que em cada eleição oscila entre democratas e Republicanos.

Em uma outra entrevista em Janeiro, o também linguista e ativista americano elogiou Sanders, embora considerou que não tem " demasiado chance " devido ao sistema de eleições " em grande parte compradas " que rege nos Estados Unidos e também advertiu de que a vitória dos Republicanos nas eleições presidenciais realizadas este ano terá graves consequências para a humanidade.

Entre as polémicas propostas de Trump, figura a de negar a entrada no país aos muçulmanos de forma "total e completa", a de construir um muro que separe ao México nos Estados Unidos, insultando e usando retórica antiinmigrante ao sugerir isso. O Magnata também lançou palavrões e insultos aos candidatos contra os que concorre mesmo em seu próprio partido e proferiu comentários misóginos.

Via: Hispantv

Sem comentários:

Etiquetas

Arquivo