CMA-J

Colectivo Mumia Abu-Jamal

Chomsky: A vitória de Trump coloca o governo nas mãos de "organização mais perigoso na história do mundo

Numa entrevista com Truthout , politico teórico Noam Chomsky alertou a escolha de Donald Trump vai colocar o

 mundo em risco, dizendo que a política de aversão ao presidente eleito pode deixar o Partido Republicano correr solto.

"Em 8 de novembro, o país mais poderoso na história do mundo, que irá definir o seu carimbo sobre o que vem a seguir, teve uma eleição", disse Chomsky. "O resultado colocou o controle total do governo - executivo, o Congresso, a Suprema Corte - nas mãos do Partido Republicano, que se tornou a organização mais perigoso na história do mundo."
Chomsky afirmou que o impacto sobre a ciência do clima por si só era assustador.
"O candidato vencedor, agora o presidente eleito, exige aumento rápido no uso de combustíveis fósseis, como carvão; desmontagem dos regulamentos; rejeição de ajuda para países que buscam se mudar para a energia sustentável em desenvolvimento; e, em geral, correndo para o precipício mais rápido possível ", disse ele antes de acrescentar:" É difícil encontrar palavras para capturar o fato de que os seres humanos estão enfrentando a questão mais importante em sua história - se a vida humana organizada vai sobreviver em qualquer coisa como a forma que conhecemos - e estão respondendo a isso, acelerando a corrida para o desastre ".
Cartoon de David Rowe - Austrália
Virando-se para como foi que Trump veio a ser eleito, o conferencista e autor disse que ninguém deve se surpreender e que ele vem alertando de um demagogo Trump-like durante anos.

"Por muitos anos, tenho vindo a escrever e falar sobre o perigo do surgimento de um ideólogo honesto e carismático nos Estados Unidos, alguém que poderia explorar o medo ea raiva que tem sido a ferver em grande parte da sociedade, e quem poderia dirigi-lo longe dos agentes reais de mal-estar aos alvos vulneráveis ​​", explicou. "Isso pode de fato levar a que o sociólogo Bertram Gross chamado de" fascismo amigável "em um estudo perspicaz há 35 anos. Mas isso requer um ideólogo honesto, um tipo de Hitler, e não alguém cuja ideologia detectável é apenas 'Me'. Os perigos, no entanto, ter sido real por muitos anos, talvez mais ainda à luz das forças que Trump tem desencadeado ".

Questionado sobre a possibilidade de Trump para retornar às formas militaristas agressivos da época presidente George W. Bush, Chomsky disse que era uma questão em aberto, dada a história errático de Trump de dizer uma coisa e, em seguida, contradizendo-se momentos depois.

"Eu não acho que se pode responder com alguma confiança. Trump é muito imprevisível. Há muitas questões em aberto. O que podemos dizer é que a mobilização popular e ativismo, bem organizada e conduzida, pode fazer uma grande diferença ", comentou antes de adicionar ameaçadoramente," E devemos ter em mente que os riscos são muito grandes. "

Sem comentários:

Etiquetas

Arquivo