CMA-J

Colectivo Mumia Abu-Jamal

Noruega - Força Indígena convence primeiro Banco a retirar a sua quota de financiamento do Dakota Pipeline .

Manifestantes de Sami, vestidos com roupas tradicionais , em caminhada no centro de Estocolmo - Foto: Reuters
Standig Rock obteve mais uma vitória significativa, outras se devem seguir para consumar a defesa das suas terras, água e ambiente .

"Milhares de pessoas de todo o Mundo  reuniram-se para barrar o caminho da construção, alegando que o gasoduto iria perturbar a terra sagrada e poluir os cursos de água .

Sami indígena e os grupos ambientalistas convencido banco norueguês DNB na sexta-feira para vender todos os seus ativos no pipeline Dakota Access, o que equivale a cerca de 10 por cento do custo total do projeto.

"Nós iniciamos uma revisão independente da forma como os direitos indígenas sejam salvaguardados neste processo", disse o DNB Mesmo Westerveld. "Além disso, temos intensificado o diálogo com os nossos clientes a usar a nossa posição como um banco de influenciar uma solução para o conflito."Ele anunciou que estava considerando desinvestimento no início deste mês se as preocupações levantadas por tribos nativas americanas contra a sua construção não foram abordados.

O Sum of Us campanha, auxiliado por Sami Indígena, advogados acampamento Standing Rock e Greenpeace Noruega, entregaram uma petição com 120.000 assinaturas exigindo que o banco e os outros retirar-se do gasoduto. O Parlamento Sami também pressionou Fundo do Petróleo da Noruega a reconsiderar os seus investimentos no projeto, que é esperado para o transporte de mais de 500.000 barris de petróleo bruto por dia ." O que estamos testemunhando em Standing Rock é um momento histórico", diz a petição. "Nós não podemos todos ser em Dakota do Norte, mas todos nós podemos estar em solidariedade com aqueles que são."

DNB tornou-se o primeiro banco a ceder a partir do projeto, como a pressão sobre TD Bank e Citibank está crescendo em todos os EUA em ações de solidariedade.

"A escrita está na parede para o gasoduto Dakota Access. O poder do povo é ganhar", disse Martin Norman, da Campanha de financiamento sustentável da Greenpeace Noruega. "Todas as instituições financeiras, com uma participação no gasoduto deve perceber rapidamente que o financiamento deste projecto é tóxico. Seria inteligente para eles para sair à frente do crescente movimento de clientes à procura de alienação de bancos que financiam a destruição de nosso planeta e ignoram direitos indígenas e soberania.

As autoridades locais e manifestantes foram colidindo ao longo 3800000000 $ projeto do gasoduto Energia Transferência do Parceiro US Dakota Access, que, de acordo com as tribos, não consultou totalmente nativos americanos, cujas terras ficam no caminho do pipeline.

Milhares de pessoas se reuniram de todo o mundo para ficar no caminho de construção, alegando que o gasoduto iria perturbar terra sagrada e poluir cursos de água que abastecem milhões nas proximidades .

"DNB looks com preocupação a forma como a situação em torno do gasoduto em Dakota do Norte desenvolveu. O banco irá, portanto, tomar a iniciativa e usar sua posição para trazer um processo mais construtivo para encontrar uma solução para o conflito", o maior banco da Noruega disse em um declaração no início deste mês.

Reuters relatou que o banco havia fornecido US $ 342,36 milhões em empréstimos para construir o gasoduto."

Sem comentários:

Etiquetas

Arquivo