CMA-J

Colectivo Mumia Abu-Jamal

O Colonialismo é o maior problema de Porto Rico


Oscar Lopez: O colonialismo é o maior problema de Porto Rico
Numa declaração marcando seu 74º aniversário, sexta-feira, o prisioneiro político Oscar Lopez disse que tem fé que "vamos erradicar o colonialismo".
Numa declaração emitida em seu aniversário sexta-feira, o ativista de independência porto-riquenho Oscar López Rivera marcou seu 35o ano como prisioneiro político nos EUA, dizendo que "qualquer tempo que eu deixei neste mundo eu dedico-o a trabalhar e lutar para ajudar a resolver O maior problema que enfrentamos: o status colonial de Porto Rico ".
A declaração, divulgada pela filha de López Rivera, ocorre quando a campanha internacional por sua libertação se intensifica nos últimos dias da presidência de Obama e como os porto-riquenhos continuam sofrendo com um programa de reestruturação da dívida imposto pelos EUA.
Mais de 125 mil pessoas, incluindo vários vencedores do Prêmio Nobel da Paz, assinaram uma petição pedindo ao presidente Obama que conceda clemência ao ex-líder das Forças Armadas de Libertação Nacional, de 74 anos, encarcerado pelos EUA em 1981, "porque ele lutou Para o direito de Porto Rico a auto-determinação. "
"Posso dizer que vivi porque transcenderei alguns dos muitos desafios que tive que enfrentar e continuo a esforçar-me para transcender aqueles que ainda não venceram", disse López Rivera na carta. Oferecido clemência condicional pelo presidente Clinton em 1999, Lopez Rivera recusou-o porque não foi oferecido aos companheiros ativistas e porque ele não renunciaria seu direito à luta armada contra uma ocupação colonial.
Uma colônia dos Estados Unidos desde 1898, Puerto Rico enfrenta atualmente uma paralisante US fabricados dívida crises do governador de direita recém-eleito anunciou esta semana que o governo não tem dinheiro suficiente para cobrir a folha de pagamento do serviço público de Fevereiro- e Lopez Rivera usou a sua declaração para destacar a causa raiz da crise: o status de seu país como "a colônia mais antiga do mundo".
"Se nos atrevemos a viver e se nos atrevemos a lutar", ele escreveu, "podemos erradicar o colonialismo e transformar nossa amada pátria no jardim edênico que tem potencial para ser, e viver como um povo livre sem cadeias coloniais".
Sem independência, disse ele, os porto-riquenhos não poderão desfrutar de "uma vida decente, segura, produtiva e saudável" e serão condenados à pobreza e à opressão enfrentadas por muitos povos indígenas nos Estados Unidos.
Apesar de ser o único ativista de independência porto-riquenho encarcerado no companheiro FALN, Carlos Torres, que foi condenado por conspiração sediciosa junto com Lopez Rivera, foi libertado em 2010 - ele creditou sua disposição para enfrentar a injustiça como dando-lhe A força para sobreviver atrás das grades.
"O impulso de enfrentar tudo o que vem a meu modo tornou possível acumular experiências que me fizeram muito grato por ter vivido todos esses anos", escreveu.

Sem comentários:

Etiquetas

Arquivo