CMA-J

Colectivo Mumia Abu-Jamal

Leonard Peltier, líder índio encarcerado há 40 anos .


Leonard Peltier, líder índio encarcerado há 40 anos . 
Por Ricardo Alarcon de Quesada / Rebellion

200 índios americanos estão presos neste país por razões políticas, adicionando os afro-americanos entre os quais Mumia Abu-Jamal, também na lista constam os independentistas porto riquenhos . O número global de presos políticos atinge 357, isto sem somar 166 detidos na prisão sem julgamento, o centro de tortura Guantámo, o número de presos políticos nos Estados Unidos atinge 523 são adicionados.
Enquanto Barack Obama diserta, despudoradamente, sobre as virtudes da "democracia" americana e palestras sobre direitos humanos, Peltier definha na sua cela, completamente isolado, esperando apenas a morte ou o Presidente fazer o que você pode fazer, mas não atrás.
Leonard Peltier, Lakota, líder do Movimento Indígena Americano (AIM), escritor e poeta, acaba de completar quarenta anos de prisão e é um dos presos políticos encarcerados mais tempo em todo o mundo. Quando ele foi preso em Fevereiro de 1976, um jovem lutador pelos direitos dos povos indígenas e era conhecida desde a repressão inicial e prisão. Hoje, o paciente quase cego e muito sofre um cativeiro cruel e totalmente injustificada.
Condenado sem prova em um processo de manipulação e ilegalidades falho foi condenado a duas penas consecutivas de vida (SIC) foi que servem em prisões de segurança máxima, submetidas a condições particularmente difíceis de desumanidade que não levam em conta até mesmo o seu estado frágil saúde ou idade avançada.
Na década de setenta do século passado, a natureza repressiva e racista do regime americano desencadeou sua violência contra aqueles que se opunham à Guerra do Vietname e contra os negros, porto-riquenhos e populações indígenas que haviam sido despojados de suas terras e inseridos no modo -chamado "reservas" . Em 1973 veio o abate em Wounded Knee, o mesmo lugar, aliás, que ocorreu em 1890, o maior confronto entre índios e invasores brancos. Em ambos os eventos mataram quantidades indizíveis de "índios" , incluindo crianças, mulheres e idosos e ninguém foi levado a julgamento por esses crimes.
A atrocidade de Wounded Knee II ea crescente presença de agentes do FBI e grupos paramilitares criaram uma atmosfera de terror na área em que recentes descobertas de depósitos de urânio e outros minerais atraiu a anglo-saxão ganância.
Solidariedade irradiou para outros setores. Marlon Brando ganhou em 1973 Oscar por sua atuação memorável em O Poderoso Chefão virou a cerimônia em uma única reclamação: em seu lugar enviou uma atriz Apache, Sacheen Littlefeather e protestaram contra o tratamento dos aborígenes e a matança em Wounded Knee. "Parecia um absurdo para ir para a cerimônia de premiação. Foi grotesco celebrar uma indústria que tinha difamado e sistematicamente desfigurado índios americanos ao longo de seis décadas , " em seguida, proclamou Brando.
Os idosos, sitiado em Oglala em Pine Ridge Reservation, Dakota do Sul, chamado de proteção AIM que enviou a vários ativistas, incluindo Peltier. Em junho de 1975, ocorreu um incidente estranho que matou dois funcionários do FBI e um número de nativos, civis desarmados, cujo número e nomes são deixados na sombra.
Em qualquer caso, vários fatos eram evidentes. Os índios foram perseguidos em sua retirada, que não saiu para atacar ninguém. Que penetrou lá, antes do incidente foram dezenas de agentes e paramilitares fortemente armados FBI serviço militar eram. Se qualquer indiana tinha atirado, algo que não poderia ser provado, ele teria sido um ato desesperado de autodefesa.
As autoridades fizeram acusações apenas contra os nativos. Peltier procuraram refúgio do lado canadense, onde ele foi capturado em 6 de Fevereiro de 1976. Enquanto isso, seus companheiros foram libertados por falta de provas.
A acusação contra ele foi fabricado da cabeça aos pés pelo FBI. acórdão posterior revelações obtido após longos esforços de seus defensores com base no Freedom of Information provando a natureza fraudulenta do todo o processo: falso testemunho obtido através de chantagem e ameaça, apresentação como "prova" de uma arma que não era no lugar, e foi usado por Peltier nem tinha qualquer ligação com o incidente. Em uma audiência no Tribunal de Apelações, em 1978, um dos promotores que atuaram contra ele teve que admitir: "Nós realmente não sabemos quem disparou os agentes" . O tribunal, no entanto, manteve a condenação.
O julgamento de Peltier era uma farsa de proporções monumentais. Convincentemente demonstrada outro grande artista americano, Robert Redford, em seu documentário "Incidente em Oglala: The Leonard Peltier Story" produzido em 1992, mas sujeita a censura severa tornou-se algo que poucos têm visto. As razões são óbvias. De acordo com o Washington Post de 22 de Maio de 1992: " Ele é muito difícil de ver << Incidente em Oglala >> sem concluir que Leonard Peltier é inocente ... seu julgamento não passava de uma farsa cozinhada pelo Governo. Este documentário direta e esclarecedor mostra o quão longe chegou a crueldade de promotores e FBI para punir esse homem. "
Nelson Mandela para a sua libertação, o Parlamento Europeu e numerosas personalidades foram entregues em todo o mundo. A alegação tem mais de quatro décadas, até agora sem resultado. Algum tempo atrás, advertiu Ramsey Clark ex-procurador-geral do Estados Unidos: "Até que isso aconteça, cada dia é um novo crime, cada amanhecer é um novo crime, cada pôr do sol é um novo crime contra a dignidade dos povos indígenas e contra a honra dos Estados Unidos da América. Porque enquanto Leonard Peltier está na prisão, que todos são " .
Quando Peltier foi arbitrariamente preso, Obama era adolescente e não era responsável por esta injustiça. Mas há oito anos que é sim, porque como o presidente não fez nada para liberar. Ele sabe que "Sim, nós podemos" , mas prefere a ser um cúmplice para o crime.


Sem comentários:

Etiquetas

Arquivo